Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Demitida semanas após parto de natimortos, trabalhadora será indenizada

há 2 anos

O TRT da 15º região reconheceu o direito à estabilidade no período de cinco meses para uma trabalhadora que perdeu dois filhos na 22ª semana de gestação.

Demitida logo após o ocorrido, a trabalhadora será indenizada pelo período reconhecido pela justiça entre a data do desligamento e o término da garantia de emprego.

Consta nos autos que a trabalhadora foi demitida apenas sete semanas após o parto de dois bebês natimortos.

De acordo com a lei, a trabalhadora tem direito à reintegração ou a uma indenização substitutiva, pois a dispensa ocorreu durante o período de estabilidade gestacional de cinco meses.

Em sua defesa a empresa alegou que não houve de fato o parto, mas um aborto espontâneo, o qual dá o direito de apenas duas semanas de estabilidade. Afirmou ainda, que a mulher não entregou declaração de óbito fetal.

Em sua decisão o desembargador Luís Henrique Rafael, relator do processo, destacou que ausência de declaração de óbito por morte fetal, não deve prejudicar o direito da trabalhadora, destacando que a norma tem o propósito de proteger a gestante.

"A ausência de cumprimento da previsão contida na resolução do conselho Federal de Medicina 1.779/05, quanto à obrigatoriedade de fornecimento, pelo médico, de declaração de óbito por morte fetal, não pode vir em prejuízo da gestante. O objetivo da norma não é desproteger a mulher." - declara o desembargador Luís Henrique Rafael.

Fonte: Migalhas

  • Publicações71
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demitida-semanas-apos-parto-de-natimortos-trabalhadora-sera-indenizada/1514735788

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 14 anos

Cantor sertanejo Luciano condenado a pagar R$ 30 mil por dano moral

Dr Rogger Carvalho Reis, Advogado
Notíciashá 2 anos

Filiação Biológica e Afetiva dá Direito a Dupla Herança

Bruno Durão, Advogado
Notíciashá 2 anos

O que fazer quando há atraso de pensão?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)